sábado, 28 de fevereiro de 2009

O ARREPENDIMENTO

Na origem da palavra, arrependimento quer dizer mudança de atitude, ou seja, atitude contrária, ou oposta, àquela tomada anteriormente.
Diferentemente do remorso, em que a pessoa que o sofre não se sensibilizou verdadeiramente do mal que possa haver causado a outros, e que, pensando apenas no próprio bem, é capaz até de infligir a si mesmo algum tipo de castigo (como uma auto-flagelação por exemplo) apenas para tentar se esquivar de sofrer uma punição ainda mais severa por causa do erro que cometeu (punição que pode realmente, ou não, vir a penar), o arrependido verdadeiramente percebe e se sensibiliza das conseqüências ruins que seus atos causaram para outras pessoas (ou o mal que acredite haver causado a algum ser/entidade sobrenatural em que creia).
Essa sensibilização à dor alheia leva o arrependido a uma tristeza verdadeira pelo dano sofrido pelos que prejudicou. E, como consequência, sempre faz o arrependido tomar uma firme decisão de não mais cometer o mesmo erro, para não mais causar mal a outros. O arrependimento pode assim, também, ser considerado como a dor sentida por causa da dor causada.

********************************************************************************

O que mais me intriga em um ser humano é a capacidade que ele tem de não sentir isso!

O arrependimento é sublime, necessário.

O perdão é glorioso!!!

2 comentários:

[ Dk ] Mateus disse...

Da mesma forma como arrepender-se pode ser relativo, de pessoa para pessoa, da forma como dão importância aos seus atos. Perdoar é algo que também pode variar...

A mágoa é carrapicho espinhudo que não desgruda... por mais que eu não queira ser, sei que sou do tipo que não consegue perdoar certos erros. E acredite: dói tanto quanto o arrependimento.

Gosto de seu blog. Gosto de seus textos. Abraços.

Anônimo disse...

rs... vi um comentário sobre este post no blog do meu irmão... vim conferir... pois este assunto é mto delicado... engraçado que alguns não conseguem compreender realmente o que significa arrepender-se, e a importância do perdão pra quem se arrepende...

é lavar a alma de ambos...



Beijos.. boa semana