quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

A inveja!


Inveja é o desejo por atributos, posses, status, habilidades de outra pessoa gerando um sentimento tão grande de egocentrismo que renegue as virtudes alheias, somente acentuando os defeitos. Não é necessariamente associada à um objeto: sua característica mais típica é a comparação desfavorável do status de uma pessoa em relação à outra.

Entretanto, a inveja não é uma característica intrínseca do gênero humano ela é fruto do egoísmo, em uma sociedade concorrencial.
Os indivíduos, em contraposição, disputam poder, riquezas e status, aqueles que possuem tais atributos sofrem uma reação dos que não possuem, que almejariam ter tais atributos, isso em psicologia é denominado formação reativa: que é um mecanismo de defesa dos mais "fracos" contra os mais "fortes".
A inveja é um produto social e histórico, sentimento esse arraigado no capitalismo no darwinismo social, na auto-preservação e auto-afirmação, a inveja seria a arma dos "incompetentes".

*********************************************************************************


Pergunta do dia: Existe a inveja boa e a ruim, ou a inveja é um só sentimento?

A inveja só existe após os seres se tornarem extremamente capitalistas ou é um dos pecados capitais do Cristianismo?


Eis um dos sentimentos mais torpes e difíceis de serem eliminados da alma humana. Trata-se de um dos vícios que mais causa sofrimento à humanidade. Onde houver apego à materialidade das coisas, notadamente em seu significado, naquilo que o objeto de desejo simboliza em termos de bem-estar e status quo, aí estará a inveja, sobrevoando os pensamentos mais íntimos qual urubu ou abutre insaciável, esfomeado pela carniça. A cobiça é o seu moto-contínuo. Há pessoas que se colocam como cães de guarda, sempre alertas ao menor ruído. Basta alguém se destacar em alguma área, por mais ínfima que seja e lá estará o invejoso, pronto para apontar o dedo e tentar minimizar o feito de seu próximo. Uma roupa diferente, um calçado da moda ou mesmo um brinco ou pulseira, já torna-se motivo para elogios, nem sempre sinceros. Nós mulheres, e que me perdoem as mulheres, elas são pródigas nesse tipo de expediente., porém quem diz não sente ou que não sentiu inveja é mentiroso!
Inveja de um bom momento, de uam boa colocação profissional, de uma boa faculdade, de ter bons amigos, um bom namorado, ...
A inveja é você querer ter aquilo que uma pessoa tem sem a maldade, outro tipo de inveja é não querer que aquela pessoa tenha aquilo e ainda outra querer o que é de outrem!



Um bom dia a todos.


Sumaya

Nenhum comentário: