quinta-feira, 12 de março de 2009

Traição


Falar sobre traição é muito complicado.


Oque pode significar para mim, o que é para você, ...


O que acho:

Traição está no olhar;

em palavras, gestos, pensamentos, vontades, individualidade, egocentrismo, egoismo, desrespeito, e o mais conhecido, atos!


Um verdadeiro amor não convive com a traição. Eles são opostos.


A traição é traiçoeira, por isso vem do radical trai.

Segundo o Aurélio:
Traição. (do lat. traditione,entrega)1.Ato ou efeito de trair (se). 2. Crime de quem, perfidamente, entrega, denuncia ou vende alguém ou alguma coisa ao inimigo. 3. Perfidia, deslealdade, aleivosia. 4. Infidelidade no amor.


Traição, como uma forma de decepção ou repúdio da prévia suposição, é o rompimento ou violação da presunção do contrato social (verdade ou da confiança) que produz conflitos morais e psicológicos entre os relacionamentos individuais, entre organizações ou entre indivíduos e organizações. Geralmente a traição é o ato de suportar o grupo rival, ou, é uma ruptura completa da decisão anteriormente tomada ou das normas presumidas pelas outros.


Segundo a psicoterapeuta Olga Inês Tessari, são vários os fatores que levam à traição: questões culturais, carências, insatisfação em relação a desejos e expectativas com o (a) parceiro (a), vingança, a busca pelo novo, o estímulo provocado pela sensação de perigo, ou mesmo de poder. "A idéia de posse existe em quase todas as relações estáveis e as cobranças de fidelidade são normais e aceitas pela sociedade."


Por outras, podemos nos auto trair quando fazemos algo que não nos faz bem, ou contra nossa vontade.

*************************************************************************************


Hoje resolvi falar sobre traição, um tema muito polêmico, porém, pouco desenvolvido.

Já fui traida de várias formas, mas a pior traição não é a do amor, mas sim a da amizade.

Dói mais quando você é enganada e iludida por uma amigo(a) apenas pelo fato da inveja (o que já foi discutido alguns posts atrás), a maldade, a raiva e o rancor. Diferente da traição Homem x Mulher, que a outra parte tem desejos, vontades, e caso não a satisfaça pode estar traindo a si mesmo.


Como diz Pedro Bial, em Filtro Solar:

Entenda que amigos vão e vem, mas nunca abra mão dos poucos e dos bons!


Os falsos amigos nos tornam pessoas piores, mais amargas, mais duras, menos flexíveis, ...



Obrigada Sabrina´s, Maria´s, Ana´s, Talita´s,..., por fazerem me acostumar com a traição e torná-la um pouco menos dolorosa.


EM HOMENAGEM A ELAS QUE COLOCO A FOTO DA MAIOR TRAIDORA DA ATUALIDADE, NA FICÇÃO, CLARO!!!

Nenhum comentário: