terça-feira, 24 de março de 2009

A incansável busca pela beleza!!!


O verão acabou, as promessas de começo de ano já foram esquecidas (esse ano comecarei um regime; esse ano não comerei mais Mc Donald´s; academia tres vezes por semana, ...), as academias diminuem o número de frequentadores, mas para algumas pessoas a busca da beleza é eterna e diária.

Quem falou que bonito é ter BUNDÃO, COXÃO, PEITÃO?

Quem falou que o bonito é ser ALTA, MAGRA, ESGUIA?


O padrão de beleza é criado por protótipos, incentivado por grifes que querem introduzir "guela a baixo" seus produtos, que, convenhamos, só fica bonito em magrelas altas!


Esse padrão de beleza instituido a partir do novo século é tão novo que temos como referência uma menina de 28 anos, que começou a fazer sucesso há 10!!! Gisele!

Só o nome dela já dá calafrios! Que nome forte! E Gisele Bundchen, que não é mais apenas um nome, é uma marca, que onde você coloca vende!

Experimenta colar na testa esse nome... VENDE! rs


Sua fortuna está avaliada em 150 milhões de dólares, aparecendo em 2007 no Guiness Book como a modelo mais rica do mundo.

Ganhou o mundo sendo CABIDE. É...cabide de roupas luxuosas, peles de animais e lingeries sensuais.

Enquanto que pai de familia, com 8, 10 filhos acordam as 4:30 da manhã para trabalhar e chega em casa as 23:00, cansado, esgotado, e que chega ao final do mês e recebe um salário mínimo!


Porém, como alguns céticos dizem, Deus não tem nada a ver com isso, é sorte na vida! Apenas sorte!

Mas até que ponto esse "negócio" atinge nossa sociedade, miserável, desestruturada, com um governo que se acha imperialista e acima de tudo desonesta com os próprios contribuintes?


Aonde essa busca incessante pela beleza prejudica nossa sociedade diretamente?


Bulimia: Suas causas são cobrança a si mesmo por se achar acima do peso, algumas vezes cobranças dos próprios pais. Por se sentir gorda(o), por nunca estar magra o suficiente, por se olhar no espelho e se ver gorda mesmo não sendo, criando um estereótipo de beleza imposto pela mídia, etc.

A bulimia pode levar a complicações, tais como:
Diminuição da pressão e da temperatura corporal, levando o indivíduo a ser menos tolerante ao frio;
Desmaios e fraqueza
Enfraquecimento dos dentes (cárie)
Dores de garganta (pelo ato de forçar o vômito)
Sangramento do tubo digestivo (vomito com sangue)

É chamada pelos adeptos de Mia.


Anorexia: A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal) e estresse físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Uma pessoa com anorexia nervosa é chamada de anoréxica. Uma pessoa anoréxica pode ser também bulímica. A anorexia nervosa afeta primariamente adolescentes do sexo feminino e jovens mulheres do Hemisfério Ocidental, mas também afeta alguns rapazes. No caso dos jovens adolescentes de ambos os sexos, poderá estar ligada a problemas de auto-imagem, dismorfia, dificuldade em ser aceito pelo grupo, ou em lidar com a sexualidade genital emergente, especialmente se houver um quadro neurótico (particularmente do tipo obsessivo-compulsivo) ou história de abuso sexual ou de bullying. A taxa de mortalidade da anorexia nervosa é de aproximadamente 10%, uma das maiores entre qualquer transtorno psicológico.

Sintomas

Peso corporal em 85% ou menos do nível normal.
Prática excessiva de atividades físicas, mesmo tendo um peso abaixo do normal. Comumente, anoréxicos vêem peso onde não existe, ou seja, o anorético pensa que tem um peso acima do normal.
Em pessoas do sexo feminino, ausência de ao menos três ou mais menstruações. A anorexia nervosa pode causar sérios danos ao sistema reprodutor feminino.
Diminuição ou ausência da líbido; nos rapazes poderá ocorrer disfunção erétil e dificuldade em atingir a maturação sexual completa, tanto a nível físico como emocional.
Crescimento retardado ou até paragem do mesmo, com a resultante má formação do esqueleto (pernas e braços curtos em relação ao tronco).
Descalcificação dos dentes; cárie dentária.
Depressão profunda.
Tendências suicidas.
Bulimia, que pode desenvolver-se posteriormente em pessoas anoréxicas.
Obstipação grave.
A anorexia possui um índice de mortalidade entre 15 a 20%, o maior entre os transtornos psicológicos, geralmente matando por ataque cardíaco, devido à falta de potássio ou sódio (que ajudam a controlar o ritmo normal do coração). Pode ser causada por distúrbio da auto-estima.

A anorexia nervosa afeta muito mais pessoas jovens (entre 15 a 25 anos), e do sexo feminino (95% dos casos ocorrem em mulheres). Tem sido enfatizada, em debates populares, a importância da mídia para o desenvolvimento de desorderns como anorexia e bulimia, por alegadamente promover ela uma identificação da beleza com padrões físicos de magreza acentuada. Qualquer papel a ser exercido pela cultura de massa na promoção dessas desordens, no entanto, está ainda para ser demonstrado. Na busca da etiologia de perturbações da saúde mental, inclusive da anorexia nervosa, comumente são procuradas causas de ordem intrapsíquico, ambiental e genético.

A Anorexia é conhecida como ANA para os adeptos.


As vezes, os pais por trabalharem muito para poderem viver (o que não é o caso de pessoas como Gisele), acabam se isentando dos problemas familiares e não vê os transtornos dos filhos, o que acontece dentro de casa, ...


Estou fazendo esse post para mostrar-lhes o quanto as coisas estão em uma teia. Culpa da Globalização!

A modelo que é analtecida pela mídia, que é paga pelas marcas que vendem para a sociedade, que compram as idéias e a imagem da modelo, e nessa totalidade, uma média de 7 % da população feminina adquirem alguma doença moderna, criada pela mídia.


Por isso, como uma comunicadora, formadora de opinião, peço aos meus colegas de profissão que se atentem aos seus comentários e que sejam cautelosos as coisas que divulgam.


E aos pais, que mesmo na correria do dia a dia, se atentem aos seus filhos, que estão vivendo nessa aldeia global, com um turbilhão de informações vindo de todos os lados, e possam captar a sensibilidade do ser pai e ser mãe. Parem de teclar nos messengers com os filhos e fale-os pessoalmente.

O ser humano precisa de toque, de carinho e de muita atenção.


Nenhum comentário: