
O termo Indústria Cultural foi criado em meados da década de 30 por Theodor Adorno e Max Horkeimer, os pesquisadores da Escola de Frankfurt.
Esse termo foi utilizado, pois quando esses pesquisadores sairam da Alemanha após a posse de Hitler no Governo e "fugiram" para os EUA e Europa, encontraram um desenvolvimento da mídia de massa muito diferente do visto anteriormente na Alemanha. Nesses lugares, a cultura deixou de ser popular para se tornar mercadológica, como é nos dias atuais.
As regiões acabaram perdendo sua identidade.
O que vemos hoje nas mídias de massa (tv, rádio, ...) são produtos. O que interessa é vender.
Se um "produto" vende, é interessante e viável. Caso contrário, não pe comercializado pela indústria.
Poucos são o que se interessam pela cultura.
Você não vê mais Chico Buarque, Toquinho, Tom Jobim, Marisa Monte, nas paradas de sucesso, nas rádios e na TV. Eles são produtos elitizados, culturais.
Hoje a TV mostra o que dá audiência: Bundas, Peitos, Funk, Mulheres Frutas, ...
Só temos a TV CULTURA, que ainda exibe cotidianamente alguns resquícios da cultura brasileira, como chorinho, samba, e muitos cantores talentosos que estão longe da mídia, mas que tem um potencial mercadológico nulo. O que impede de estarem inseridos nos programas de tv de emissoras como Globo, SBT, Rede TV,...
Por que que nos privam do bom gosto, do bom senso, da cultura?
Por que um DVD do Latino custa 10 reais e um da Rita Lee custa 40?
Por que um livro custa em média 50 reais e um baralho custa, no máximo, 10?
Somos excludentes ou excluídos da cultura?
O que podemos fazer para levar cultura para a população?
Inserir desde os primeiros anos da criança em casa, no colégio?
Será que o governo poderia intervir ou o que interessa para eles é um povo sem cultura, sem noção e alienado, principalmente na hora de assumir o papel de cidadão votando nas eleições?
Bom, o que tenho certeza é que tudo começa dentro de casa.
EDUCAÇÃO!
Continua...
Esse termo foi utilizado, pois quando esses pesquisadores sairam da Alemanha após a posse de Hitler no Governo e "fugiram" para os EUA e Europa, encontraram um desenvolvimento da mídia de massa muito diferente do visto anteriormente na Alemanha. Nesses lugares, a cultura deixou de ser popular para se tornar mercadológica, como é nos dias atuais.
As regiões acabaram perdendo sua identidade.
O que vemos hoje nas mídias de massa (tv, rádio, ...) são produtos. O que interessa é vender.
Se um "produto" vende, é interessante e viável. Caso contrário, não pe comercializado pela indústria.
Poucos são o que se interessam pela cultura.
Você não vê mais Chico Buarque, Toquinho, Tom Jobim, Marisa Monte, nas paradas de sucesso, nas rádios e na TV. Eles são produtos elitizados, culturais.
Hoje a TV mostra o que dá audiência: Bundas, Peitos, Funk, Mulheres Frutas, ...
Só temos a TV CULTURA, que ainda exibe cotidianamente alguns resquícios da cultura brasileira, como chorinho, samba, e muitos cantores talentosos que estão longe da mídia, mas que tem um potencial mercadológico nulo. O que impede de estarem inseridos nos programas de tv de emissoras como Globo, SBT, Rede TV,...
Por que que nos privam do bom gosto, do bom senso, da cultura?
Por que um DVD do Latino custa 10 reais e um da Rita Lee custa 40?
Por que um livro custa em média 50 reais e um baralho custa, no máximo, 10?
Somos excludentes ou excluídos da cultura?
O que podemos fazer para levar cultura para a população?
Inserir desde os primeiros anos da criança em casa, no colégio?
Será que o governo poderia intervir ou o que interessa para eles é um povo sem cultura, sem noção e alienado, principalmente na hora de assumir o papel de cidadão votando nas eleições?
Bom, o que tenho certeza é que tudo começa dentro de casa.
EDUCAÇÃO!
Continua...
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