sexta-feira, 18 de abril de 2014

Amamentação

Vou falar de amamentação hoje, pois vejo a dificuldade das mamãezinhas em amamentar seus bebês e muitas desistindo.
Amamentar requer preparação. Desde os 7 meses eu usava uma concha para formar o bico do seio. Não usava o dia todo pois alguns médicos diziam estimular contrações. Outros diziam ser lenda. Para não haver problemas, usava poucas horas no dia. 
Frequentei dois cursos preparatório para gestantes que foram fundamentais para algumas decisões na minha vida e do meu filho. Aprender a amamentar, colocar o bebê para arrotar, dar banho, os banhos de sol que são fundamentais para prevenir icterícia e o armazenamento do cordão umbilical (falarei em outro post), e nesses cursos as enfermeiras, médicas obstetras, indicam sim o uso da concha (http://amamenta.com/php/produtos.php?categoria=6) Em farmácias podem achar com preços diversos, desde 8 reais até 40. Usei a de base rígida na gestação e depois que meu filho nasceu, passei a usar a de base flexível, que é mais confortável. Essa concha, além de formar bico, vai servir como coletor de leite (importante: o leite que cai na concha, não deve ser dado ao bebê. Descarte-o). Dentro dessa concha eu colocava metade de um absorvente de seio (deixando sempre o futinho da concha livre para que o mamilo respire), assim você evita de acordar molhada a noite! ;)
Bom, vamos a minha história!
Quando o Lucas nasceu, após pesarem e fazerem todos os procedimentos, e tals, colocaram ele em cima de mim e fomos na sala de recuperação, esperar voltar os movimentos das minhas pernas (ele nasceu 8:13 e ficamos até as 11:00 nessa salinha). Nesse tempo, ele conseguiu mamar e tudo bem. Fomos ao quarto e depois de alguns minutos ele veio mamar, de novo. Porém, não conseguia pegar o peito. Ao invés dele sugar, empurrava com a língua. Isso durou o dia, a madrugada (meu marido e eu ficamos em claro, pois tentavam a todo custo que ele mamasse), o dia seguinte...e nada! Já estava me desesperando. Apesar dos bebês terem reserva, queria muito que ele mamasse. Havia me preparado para isso. Até que as enfermeiras deram o Nan no copinho. Não me desesperei, pois ele estava se alimentando de alguma forma. Conversei com a enfermeira e enfatizei minha vontade de amamentar. Ela chamou uma fono e ela me ensinou a fazer um exercício para que ele aprendesse a sugar. Colocava-se uma luva e com o mindinho enfiava a pontinha na boquinha dele para que ele chupasse e ia tirando o dedinho devagar. Sem sucesso! Voltei pra casa arrasada com o pote de Nan e uma caixa de luvas, disposta a tentar.
Quando estava prestes a sair da maternidade, uma enfermeira me disse que meu leite ainda não havia descido e o que ele tinha que tomar era essa secreção que saia antes do leite descer, o tal colostro. Que é uma vitamina natural e muito importante para os bebês. E quando eu sentisse que o leite estava vindo, para fazer compressas com água gelada! Pq o leite desce de uma vez só e é perigoso empedrar e dar mastite.
Estava eu lá, sozinha em casa e senti meus peitos incharem muito. Corri fazer a compressa. Quando recebi visitas de vizinhas e que me disseram que eu estava louca de fazer essas compressas, que elas teriam que ser de água quente, pois a água gelada seca o leite! Me desesperei mais ainda! Dei um choque térmico com água quente! Pior dia da minha vida! Meus seios pareciam que iam explodir. Ficaram quentes, pesados, as veias saltadas...um horror! Mais uma noite em claro! Eu cheia de leite, precisando amamentar para tirar um pouco do leite que encheu meu peito (a água quente estimula a produção) e meu filho tomando nan no copinho! No dia seguinte, liguei pra uma enfermeira que correu em casa e me salvou! Ela ficou das 13h00 as 17h00 esgotando meus seios. Fazendo ordenha (como se faz em vaca). Meu peito ficou murcho e ela deu a dica de comprar um bico de silicone (vendido em farmácia) que facilitaria a pega do meu filho. Com o peito mais molinho e com o bico, o Lucas aprendeu a mamar! Usei por 15 dias esse bico, depois ele já pegava o peito. Uma benção!

Esse bico deve ser esterilizado antes e depois de usar. Eu fervia por 5 minutos.
Pois bem, além dele ensinar o bebê a mamar, protege o mamilo contra as rachaduras que possa vir a ter. Por que a saliva do bebê é ácida e a pega errada machuca. Sempre que percebia que meu bico ia rachar, usava essa tática.
Eu amamentei até os 10 meses do Lucas e nunca mais dei complementos! 
Uma pomadinha boa para evitar rachadura e que o bebê pode ingerir é a lanshinoh. Eu pedi a minha dos EUA, mas hoje já tem em farmácias. O preço no Brasil é salgado, mas vale a pena.
Também tem o mamare, que é um disco de silicone com aloe que, se deixado na geladeira, fica refrescante e ajuda a cicatrizar as rachaduras.

Dessa história ficam algumas coisas que todas as mães devem aprender:
Nunca ouvir os outros, a não ser médicos e enfermeiros que entendem do negócio (não dê ouvidos a vizinhas, tias velhas, etc. rs)
Persista! Amamentar é a coisa mais gostosa do mundo. A maior conexão que uma mãe tem com seu filho.
Aproveite as modernidades e invenções, que nos ajudam muito!
Confie em Deus! Eu fiz uma promessa e no mesmo dia surgiu esse anjo na minha casa, me ajudando a amamentar!

Bom, por hoje é isso! Espero ter ajudado.
Qquer dúvida, que eu saiba responder, estarei à disposição!

Nenhum comentário: