quinta-feira, 10 de junho de 2010

Vuvuzela


A Vuvuzela é uma corneta de cerca de um metro de comprimento, usualmente usada por torcedores em jogos de futebol na África do Sul. A origem do nome é controversa. Pode provir da palavra Zulu para "fazer barulho", a partir da "vuvu" som que faz, ou de gírias locais relacionadas à palavra para "chuveiro."
Mas...CUIDADO!!!Uma pesquisa realizada por uma empresa de aparelhos auditivos afirmou que o famoso instrumento de som usado pelos sul-africanos, principalmente em estádios de futebol, pode causar danos permanentes na audição.

O alcance do instrumento foi testado junto com a corneta inglesa, tambor e apito do árbitro, sendo o mais alto de todos. De acordo com o estudo, a vuvuzela emite um som de 127 decibéis, maior que o barulho de uma motosserra (100 decibéis), por exemplo. A exposição prolongada a apenas 85 decibéis já colocaria os torcedores em risco.

- O som da multidão desempenha um papel importante no clima do estádio, mas a exposição prolongada a ruídos altos pode ter um grande impacto. É imperativo proteger nossa audição antes que seja tarde demais – disse Valentin Chapero, representante da empresa de aparelhos auditivos, ao jornal sul-africano “Sowetan”.

No entanto, os torcedores não precisam fugir dos estádios para proteger a audição. Segundo outra especialista da empresa, Cheryl van der Merwe, há meios de diminuir o impacto da vuvuzela.

- Há vários dispositivos de proteção auditiva, de plugues de espuma a faixas abafadoras de som, que podem ajudar a proteger os fãs – afirmou Van der Merwe.

E COMEÇA A COPA DO MUNDO 2010


Hoje começou a Copado Mundo de 2010 na África do Sul. País esse que o mundo esnobava. Assim como os brancos no Apartheid. Mas, o que foi isso?
Apartheid - que significa separação - foi um regime em que os brancos tinham privilégios sobre os negros, formados por 80% da população do país. Os brancos detinham o poder. Poder de voto, de tratar os negros como seus empregados. Os negros não tinham direito a estudos, não podiam pegar ônibus destinados a brancos, não podiam entrar em restaurantes como clientes e não tinham direito a voto. Em 1990, Frederik de Klerk aboliu esse regime e em 1994 os negros passaram a ter direito constitucionalistas. Mas foi no comando de Nelson Mandela que essa segregação multiracial passou a se disseminar. Foi apostando no esporte, especialmente no Rugbi, que iniciou esse novo país. Inclusive a bandeira que Mandela renovou mostra um Y deitado, onde as linhas paralelas indicam negros e brancos andando juntos.
Mais uma vez o esporte está tentando diminuir essas diferenças, herança do Apartheid.
Vamos torcer para que a Copa do Mundo ajude esse país!!!